Pró Letramento - Alfabetização e Linguagem


Este Blog é um espaço interativo da turma de Afabetização e Linguagem. Aqui serão disponibilizados as atividades dos cursistas e a síntese de cada encontro. O espaço é mais uma alternativa de comunicação entre os participantes do Pró Letramento e a tutoria do curso. Bom estudo a todos.

domingo, 15 de abril de 2012

Relatório do 6º encontro da turma alfa 2 do pro letramento



Inicio meus registros destacando que estamos fazendo o curso do Pro Letramento em novas instalações, sendo o mesmo na EEEFM Presidente Emilio Garrastazu Médici. A nossa tutora Vilma juntamente com a professora Waldineide explicaram sobre a mudança, informando a todos sobre as dificuldades encontradas em meio a esse processo de transição da SEDUC.
A tutora Vilma iniciou o curso trazendo uma reflexão com a leitura do livro “O menino que aprendeu a ver”, que eu particularmente não conhecia. Fiquei maravilhada ao ver o contexto do livro, e acredito que quando o aluno começa a conhecer as “letras”, novos horizontes se abrem não só no processo ensino/aprendizagem, mas principalmente na vida em sociedade.
A dinâmica do dia foi explorada de forma a favorecer a socialização entre os cursistas, chamando-se: o amor e a vida. Vale salientar que foi muito divertido e produtivo a interação do grupo.
Como estamos encerrando o fascículo sobre Avaliação, debatemos o assunto de forma “clara e objetiva”, com a participação e opinião de diversas professoras.
A tutora Vilma nos fez refletir sobre temas como: Quais estratégias de avaliação estão sendo utilizadas em nosso cotidiano? As intervenções estão sendo satisfatórias? Será que todas as capacidades estão sendo trabalhadas? Em meio à explanação do assunto várias professoras questionaram o mesmo, em sua maioria destacaram pontos positivos e negativos para esse processo de avaliação, como a indisciplina, desinteresse do aluno e a falta de interesse dos pais.
A professora Waldineide auxiliou nas perguntas de forma a questionar e debater a relevância e a importância de desenvolver com todos os alunos a oportunidade de aprendizagem favorecendo a apropriação não só de atividades, mas principalmente dos conteúdos em si. Destaca-se ainda que a mesma argumentou sobre a importância de trazer à consciência dos alunos, que tem que haver responsabilidade e disciplina por parte dos mesmos. Enfatizou ainda que a avaliação é tanto para o professor que é o mediador do conhecimento, como para os próprios alunos que estão em processo de aprendizagem, pois todo professor tem que trabalhar a favor do aluno, e a troca têm que ser mútua.
Para finalizar esse percurso foi passado aos cursistas o roteiro de composição dos portfólios, para informar alguns alunos que ainda estão com um pouco de dificuldade, abordando: orientação, biografia (memorial de leitura), relatórios (com relatos e planejamento) assim como outras intervenções.
Depois de um lanche bem saboroso continuamos o curso de forma a explorar um pouco a sala de informática. Houve um pouco de dificuldade com a conexão nos computadores, por isso trabalhamos em grupos para que juntos “”aprendêssemos” a criar um blog individual. A professora auxiliadora foi Maria José Dias Ferreira, formadora do PROINFO, que juntamente com a professora Waldineide nos auxiliou passo a passo no processo de cadastro deste diário eletrônico, que foi desde a criação de uma conta gmail, até o manuseio deste recurso. Para finalizar, encerro este relatório que teve por objetivo relatar todo o ocorrido neste 6º encontro.

Tânia da Silva Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário