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meus registros destacando que estamos fazendo o curso do Pro Letramento em
novas instalações, sendo o mesmo na EEEFM Presidente Emilio Garrastazu Médici. A
nossa tutora Vilma juntamente com a professora Waldineide explicaram sobre a
mudança, informando a todos sobre as dificuldades encontradas em meio a esse
processo de transição da SEDUC.
A tutora
Vilma iniciou o curso trazendo uma reflexão com a leitura do livro “O menino
que aprendeu a ver”, que eu particularmente não conhecia. Fiquei maravilhada ao
ver o contexto do livro, e acredito que quando o aluno começa a conhecer as “letras”,
novos horizontes se abrem não só no processo ensino/aprendizagem, mas
principalmente na vida em sociedade.
A dinâmica
do dia foi explorada de forma a favorecer a socialização entre os cursistas,
chamando-se: o amor e a vida. Vale salientar
que foi muito divertido e produtivo a interação do grupo.
Como estamos
encerrando o fascículo sobre Avaliação, debatemos o assunto de forma “clara e
objetiva”, com a participação e opinião de diversas professoras.
A tutora
Vilma nos fez refletir sobre temas como: Quais estratégias de avaliação estão
sendo utilizadas em nosso cotidiano? As intervenções estão sendo satisfatórias?
Será que todas as capacidades estão sendo trabalhadas? Em meio à explanação do
assunto várias professoras questionaram o mesmo, em sua maioria destacaram
pontos positivos e negativos para esse processo de avaliação, como a
indisciplina, desinteresse do aluno e a falta de interesse dos pais.
A professora
Waldineide auxiliou nas perguntas de forma a questionar e debater a relevância
e a importância de desenvolver com todos os alunos a oportunidade de
aprendizagem favorecendo a apropriação não só de atividades, mas principalmente
dos conteúdos em si. Destaca-se ainda que a mesma argumentou sobre a importância
de trazer à consciência dos alunos, que tem que haver responsabilidade e
disciplina por parte dos mesmos. Enfatizou ainda que a avaliação é tanto para o
professor que é o mediador do conhecimento, como para os próprios alunos que
estão em processo de aprendizagem, pois todo professor tem que trabalhar a
favor do aluno, e a troca têm que ser mútua.
Para finalizar
esse percurso foi passado aos cursistas o roteiro de composição dos portfólios,
para informar alguns alunos que ainda estão com um pouco de dificuldade,
abordando: orientação, biografia (memorial de leitura), relatórios (com relatos
e planejamento) assim como outras intervenções.
Depois
de um lanche bem saboroso continuamos o curso de forma a explorar um pouco a
sala de informática. Houve um pouco de dificuldade com a conexão nos
computadores, por isso trabalhamos em grupos para que juntos “”aprendêssemos” a
criar um blog individual. A professora auxiliadora foi Maria José Dias
Ferreira, formadora do PROINFO, que juntamente com a professora Waldineide nos
auxiliou passo a passo no processo de cadastro deste diário eletrônico, que foi
desde a criação de uma conta gmail, até o manuseio deste recurso. Para finalizar,
encerro este relatório que teve por objetivo relatar todo o ocorrido neste 6º
encontro.
Tânia
da Silva Marques
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