Aos vinte e nove dias de
fevereiro de dois mil e doze, realizou-se na escola Emilio Garrastazu Médici, o
12º encontro para estudos do fascículo 5, com o tema: “O lúdico na sala de aula:
Projetos e Jogos na unidade I e II. Após as boas vindas dados pela tutora, a
cursista Daniela fez a leitura do diário
de bordo, ao finalizar repassou o mesmo para mim. Em continuidade
realizamos uma divertida dinâmica, através de uma leitura dramatizada do texto:
Catarina e o Urso Preguiçoso, também
conhecido como Urso Preguiçoso. Para representar os personagens do texto foram
escolhidas as cursistas Simoni como urso e Daiane como Catarina, a qual deveria
juntamente com as demais cursistas fazer todos os gestos realizado pelo urso,
tal atividade possibilitou grande descontração a todas. Em seguida foi passado
o vídeo original do texto dramatizado, realizado por uma professora com seus
alunos. A tutora ressaltou que dinâmicas como esta é muito boa para se
trabalhar psicomotricidade, lateralidade e outros. Em continuidade assistimos
slides contendo objetivos a cerca do tema estudado como: analisar atividades
voltadas para o domínio do sistema alfabético, leitura e produção de textos
para anos iniciais do ensino fundamental além de várias indagações para
reflexão como: Como os jogos e as brincadeiras contribuem para a apropriação do
sistema de escrita alfabética? É possível usá-las com crianças em diferentes
estágios de conhecimentos da escrita? Que tipo de reflexão sobre o sistema de
escrita alfabética os alunos realizam ao vivenciarem os jogos e as
brincadeiras? De que forma cada projeto permite práticas de leitura
significativas? Narrativa, instrucional? Que diversidade de textos pode ser
oferecido aos alunos? Como formar claro os objetivos da atividade de leitura?
Para produção de texto, em que momento os alunos são solicitados a escrever?
Como explicar as finalidades e os interlocutores dos textos a serem escritos?
Como as práticas orais se inseriam na socialização das atividades? Como se
articulam com as práticas escrita? Que jogos e brincadeiras você tem usado que
permitem aos alunos refletirem sobre palavras, observando, por exemplo,
semelhanças, sombras ou as reações entre letras e sons? E que ganhos ou
dificuldades você observa ao desenvolver em sala de aula esses jogos voltados para
o ensino do sistema de escrita alfabética? Entre uma e outra dessas indagações,
tutora e cursistas socializaram experiências vivenciadas durante a prática de
algumas dessas indagações estudadas. Ao finalizarmos essas, realizamos a dinâmica:
Qual é a cantiga? com direito a premiação de chocolate para todos os
participantes. Em um segundo momento realizamos atividades escrita, onde foram
formados dois grupos sendo: grupo 1 com professores de 3º , 4º e 5º ano e grupo
2 com professores de 1º e 2º ano. Cada grupo recebeu várias questões para serem
respondidas após analise de roteiro de projetos dispostos no fascículo e
unidade estudada. O grupo 1 ficou com o projeto “Almanaque para criança” da
página 9 a 16 e o grupo 2 com o projeto “Brincadeiras populares” da página 18 a
24. Depois de analisarem e responderem por escrito as questões inerentes a cada
grupo. Nesta oportunidade ainda a tutora passou a atividade avaliativa do
fasciculo 4, a qual deverá ser entregue no ultimo encontro do curso. Eu,
cursista Neide Aparecida Lima Martins, registrei o acima exposto conforme o
decorrer das atividades deste encontro.
Adorei ter lido este memorial, pois o mesmo servirá de base para a construção do meu, sou licenciando em teatro pela UFPE.
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