Quinta-feira, dia primeiro
de setembro de 2011, inicia-se a aula presencial do quarto encontro. A tutora
Vilma deu boas vindas e fez a leitura de uma fábula com o título: O Cachorro. A fábula traz a lição de
que na vida nem tudo que fazemos é reconhecido por todas as pessoas, mas
entendemos que mesmo assim devemos fazer sempre o melhor.
Continuando a tutora propôs
uma dinâmica que foi muito legal pra fazer, além de exigir muita concentração
pudemos rir bastante. Essa tarefa consistia em fazer gestos no decorrer da
leitura de um texto, feita pela tutora, nas palavras em destaque nós teríamos
que fazer os gestos. As palavras e os gestos, consecutivamente eram: bem-vindos/bater palmas, amor/abraçar,
paz/aperto de mão, sorriso/gargalhar, garra/um passo para frente, amigos/trocar
de lugar.
Passamos então para as
tarefas do dia, onde a Vilma explicou que estaríamos encerrando a unidade 2 do
fascículo 1 e entrando no fascículo 2 com o tema Avaliação. Quanto ao término
do fascículo 1 ficamos com uma tarefa para ser desenvolvida no decorrer da
próxima semana, com o objetivo de realizar uma atividade no decorrer da próxima
semana, com o objetivo de realizar uma atividade e colocar em prática na sala
de aula, essa atividade deveria estar de acordo com os conceitos do quadro 4 e
5 da unidade 2 do fascículo 1, e comentou que para o dia iríamos assistir a um
filme e que durante esse filme atentássemos para algumas questões citadas por
ela como: Como é a vida do garoto do filme? Por que ele tem dificuldade de aprender?
Qual o papel de seus pais na sua educação? Como é o ambiente familiar? Como a
escola trata esse menino? E outras, que após o filme iria nos entregar para que
respondêssemos como dever de casa. Pois bem, passamos então a assistir o filme COMO ESTRELA NA TERRA.
No inicio sentimos muito,
pois o filme era legendado, achei até que seria muito cansativo, mas para a
minha surpresa e creio que para os outros também, nos deparamos com um tanto de
“chorinho” escondido, não sabemos a causa... Mas no final do curso muitas das
cursistas presentes estavam com olhos cheios de água, claro que a tutora
também, e isso nem conta que ela já conhecia o filme. A história do filme se
trata de um garoto de família aparentemente bem de situação financeira, e de
convívio familiar bom.
O garoto tinha dificuldades
em aprendizagem, demonstrava desinteresse nas letras, sonhava e imaginava
muito, amava a arte de pintar. Era zero nas avaliações dos professores, todos o
rejeitavam por não saber ler e não ter comportamento adequado na aula. Até por
fim aparece um professor que já havia experimentado essa situação na pele,
sente a dor do menino e dispõe a ajudá-lo, fez o que podia a estava a seu
alcance para tentar resgatar a vontade de aprender do menino, buscou ajuda na família
que o rejeitou e não aceitou, buscou ajuda dos professores que não deram nem
confiança, buscou ajuda com o diretor que em meio as dúvidas deu voto ao
professor e se pôs a ajudar também.
A história é muito comovente
porque de certa forma todos passaram a entender a causa, e se colocaram em
desafio, para mudar as atitudes a cada dia. O professor foi corajoso e
destemido, talvez porque ele também já estivera em uma situação parecida na sua
vida, tentou ajudar com o que tinha. E nós? Será que temos essa consciência de
que as vezes a gente pode pelo menos fazer o mínimo? Dificuldades? Tem de todos
os lados, mas antes de sermos professores somos humanos, cidadãos, mães. Sempre
é bom para pensar antes de agir seja qual a causa. No filme deixa claro que às
vezes, um pouco de ousadia, de atenção, carinho a gente pode também mudar
muitas coisas.
Depois desse longo e
emocionante filme tivemos o momento de conter a emoção, e receber as instruções
da tarefa para análise de acordo com o mencionado no inicio da aula.
A tutora Vilma acessou a
plataforma do curso onde nos demonstrou como se deve fazer o cadastro na plataforma
do curso. Deu exemplo de como deve ser preenchido esse recurso, alertando que
deveria ser mais rápido possível.
Como disse nossa tutora no
início que na aula não teríamos muitas atividades, mas que a aula presencial
seria longa. Com certeza longa pelo filme, mas valeu a pena estar nesse dia. E até
a próxima. Eu Doraliza B. de Matos Emerick, escolhida pela Deceles, fiquei de
relatora o qual fiz o máximo para realizar essa tarefa com êxito.
Obrigada por vocês terem paciência
de me ouvirem.
““ Não há saber mais ou
saber menos. Há saberes diferentes” Paulo Freire.
Doraliza B. Matos
Emerick
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