Pró Letramento - Alfabetização e Linguagem


Este Blog é um espaço interativo da turma de Afabetização e Linguagem. Aqui serão disponibilizados as atividades dos cursistas e a síntese de cada encontro. O espaço é mais uma alternativa de comunicação entre os participantes do Pró Letramento e a tutoria do curso. Bom estudo a todos.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Memorial do décimo sétimo encontro do Pró Letramento realizado no dia 19 de abril de 2012. Turma Alfa 2


A tutora Vilma iniciou o encontro com a leitura de um poema chamado “Esquisito” de Sérgio Caparelli. Particularmente gosto muito destes momentos de leitura, e vejo que os mesmos são fundamentais no começo de todas as aulas, pois acredito que onde há o gosto pela diversidade textual, há aprendizagem e desenvolvimento.
Tivemos a leitura do diário de bordo, escrito pela professora Silvia, a qual me deu a incumbência de relatar esse precioso encontro de hoje.
Então vamos lá!
Depois destes momentos supracitados tivemos a oportunidade de participar de uma atividade de reflexão, onde nossa tutora nos propôs uma dinâmica chamada “roseira”. O objetivo era de meditarmos e nos reavaliarmos em tods s áreas que envolvem nossas vidas, isso se deu em meio a leitura da mensagem sobre uma rodeira, e ao som de uma belíssima melodia.
Como já estávamos em processo de encerramento deste curso, e consequentemente finalizando os conteúdos. Estudamos o fascículo que particularmente gostei muito, pois fala de como trabalhar a identidade do aluno na sala de aula.
Nesse contexto de interação foi proposto pela tutora fazer um pequeno texto contando episódios que marcaram a nossa vida. A atividade era para ser feita em formato de linha do tempo, mas houve algumas professoras que preferiram escrever um livro da vida. Durante o desenvolvimento da tarefa percebi o uanto tods nós estávamos empenhados em fazer o nosso melhor, e imaginei esse sentimento também parte dos nossos alunos, quando propomos atividades que dão a oportunidade de cada um recordar episódios e sentimentos que aconteceram em suas vidas, para que assim cada um se conheça melhor e se revelem a nós, com finalidade de conhecermos a realidade e a especialidade de cada um.
Depois de explorarmos a criatividade na confecção da atividade, cada cursista teve a oportunidade de apresentar para o grupo suas memórias importantes. E durante a explanação dos mesmos ficamos emocionados em relembrar fatos eu marcaram nossa trajetória.
Acredito que a socialização destes simples momentos nos fez refletir sobre nossas práticas em sala de aula, além de perceber a importância de trabalhar a escrita, ligada a sua função social. Trabalhar com a história de vida de nossos alunos, é tão importante, como qualquer outro campo de conhecimento, pois através de uma atividade desta, o educador consegue observar algumas dificuldades e obstáculos de seus alunos.
Para finalizar a tutora Vilma ainda compartilhou alguns relatos do fascículo enfatizando que os mesmos seriam um resumo de tudo que estudamos anteriormente nos outros encontros.
Uma frase para este momento seria: “A experiência do aluno no contexto educativo precisa ser muito mais qualificada. Ela deve incluir o acolhimento, a segurança, o lugar para a emoção, para o gosto e para o desenvolvimento da sensibilidade”. (Bujes)

Tânia da Silva Marques






Nenhum comentário:

Postar um comentário