A tutora
Vilma iniciou o encontro com a leitura de um poema chamado “Esquisito” de
Sérgio Caparelli. Particularmente gosto muito destes momentos de leitura, e
vejo que os mesmos são fundamentais no começo de todas as aulas, pois acredito
que onde há o gosto pela diversidade textual, há aprendizagem e
desenvolvimento.
Tivemos
a leitura do diário de bordo, escrito pela professora Silvia, a qual me deu a incumbência
de relatar esse precioso encontro de hoje.
Então
vamos lá!
Depois
destes momentos supracitados tivemos a oportunidade de participar de uma
atividade de reflexão, onde nossa tutora nos propôs uma dinâmica chamada “roseira”.
O objetivo era de meditarmos e nos reavaliarmos em tods s áreas que envolvem
nossas vidas, isso se deu em meio a leitura da mensagem sobre uma rodeira, e ao
som de uma belíssima melodia.
Como
já estávamos em processo de encerramento deste curso, e consequentemente
finalizando os conteúdos. Estudamos o fascículo que particularmente gostei
muito, pois fala de como trabalhar a identidade do aluno na sala de aula.
Nesse
contexto de interação foi proposto pela tutora fazer um pequeno texto contando
episódios que marcaram a nossa vida. A atividade era para ser feita em formato
de linha do tempo, mas houve algumas professoras que preferiram escrever um
livro da vida. Durante o desenvolvimento da tarefa percebi o uanto tods nós
estávamos empenhados em fazer o nosso melhor, e imaginei esse sentimento também
parte dos nossos alunos, quando propomos atividades que dão a oportunidade de
cada um recordar episódios e sentimentos que aconteceram em suas vidas, para
que assim cada um se conheça melhor e se revelem a nós, com finalidade de
conhecermos a realidade e a especialidade de cada um.
Depois
de explorarmos a criatividade na confecção da atividade, cada cursista teve a
oportunidade de apresentar para o grupo suas memórias importantes. E durante a
explanação dos mesmos ficamos emocionados em relembrar fatos eu marcaram nossa
trajetória.
Acredito
que a socialização destes simples momentos nos fez refletir sobre nossas
práticas em sala de aula, além de perceber a importância de trabalhar a
escrita, ligada a sua função social. Trabalhar com a história de vida de nossos
alunos, é tão importante, como qualquer outro campo de conhecimento, pois
através de uma atividade desta, o educador consegue observar algumas
dificuldades e obstáculos de seus alunos.
Para
finalizar a tutora Vilma ainda compartilhou alguns relatos do fascículo
enfatizando que os mesmos seriam um resumo de tudo que estudamos anteriormente
nos outros encontros.
Uma frase
para este momento seria: “A experiência do aluno no contexto educativo precisa
ser muito mais qualificada. Ela deve incluir o acolhimento, a segurança, o
lugar para a emoção, para o gosto e para o desenvolvimento da sensibilidade”.
(Bujes)
Tânia
da Silva Marques