Pró Letramento - Alfabetização e Linguagem


Este Blog é um espaço interativo da turma de Afabetização e Linguagem. Aqui serão disponibilizados as atividades dos cursistas e a síntese de cada encontro. O espaço é mais uma alternativa de comunicação entre os participantes do Pró Letramento e a tutoria do curso. Bom estudo a todos.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

III Encontro Pró Letramento

Aconteceu o terceiro encontro com a proposta de trabalhar o Fascículo I, unidade II As capacidades lingüísticas da alfabetização com ênfase nos eixos 1 e 2 Compreensão e valorização da cultura escrita e Apropriação do sistema de escrita, respectivamente.
De forma bem descontraída e dentro da rotina já estabelecida, o momento inicial foi com a dinâmica do “Amor de Deus”, os cursistas alongaram todo o corpo com os comandos da dinâmica e após o momento todos se confraternizaram com um gostoso abraço de bom dia e boa tarde.
            A leitura GALILEU LEU, nos fez recordar o tempo em que fomos alfabetizados, nossa infância, boas e nem tão boas recordações. Refletimos sobre a postura do educador frente ao educando e como tal postura influencia a aprendizagem.
            Em seguida, foi apresentado o Diário de Bordo tanto na turma Alfa 1 (vespertino) pela cursista Waldineide e turma Alfa 2 (matutino) pela cursista Maria do Carmo. Com a leitura foi possível fazer uma retomada do encontro anterior visto que de forma clara e detalhada foi apresentado o encontro segundo o olhar do cursista.
            Visando ter clareza no encontro e seqüências bem definidas foi apresentado os objetivos do encontro e o que se esperava ao final do estudo.
            As capacidades lingüísticas da alfabetização com ênfase nos eixos 1 e 2 foi compartilhado junto as turma com as devidas intervenções e contribuições. A participação de ambas as turmas foi muito satisfatória permitindo a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes.
            Após o momento de estudo partimos para a prática, e em grupo, todos colocaram a “mão na massa”. A competência de cada educador era facilmente percebida, pois com muita criatividade elaboraram atividades contemplando os eixos estudados.
            Com as atividades planejadas e elaboradas ocorreu o momento de socialização, momento riquíssimo e compensador onde percebemos quão importante é a presença do educador intervindo e mediando junto ao processo de alfabetização do educando.



Mais III Encontro